A universalidade sentimental de uma necessidade de
reconhecimento, por parte da criatura humana, abrolha na literatura
psicanalítica desde os seus primórdios até a atualidade, em diversos autores de
distintas correntes psicanalíticas, com denominações, abordagens e contextos
díspares. Partindo desta reflexão, Zimerman (1999) apresenta algumas acepções
acerca da valorização do vínculo do reconhecimento:
“A existência e
valorização do Vínculo do Reconhecimento, nas seguintes quatro acepções
possíveis: 1) Reconhecimento (o prefixo “re” tem significado de “voltar a
acontecer”). 2) A aquisição de um reconhecimento do outro. 3) Ser reconhecido
ao outro. 4) Ser reconhecido pelo outro” (ZIMERMAN, 1999, p. 162).
Segundo este autor, este último vínculo, acolá enfatiza o
fato de que em bondosa parte a estruturação da personalidade de qualquer
indivíduo é calcada na necessidade de resguardar-se a autoestima e o senso de
identidade, e isto, além de diferentes fatores psicogênicos, igualmente está
intimamente interligado com o reconhecimento por parte dos outros de que, de
fato, ele existe e é valorizado como indivíduo autônomo, digno de ser amado e
aceito pelos demais.
De acordo com Martino (2011), para que o analista não se
torne um analista morto, precisará identificar acontecimentos do mundo externo,
possibilitando ao analisando transformar seus vínculos fragilizados, em vínculos
saudáveis, permita melhor discernimento entre o que é real e o que é
imaginário, acresce o autor:
“Dessa forma, podemos descobrir os
limites entre o eu e o outro. Quantas vezes nos pegamos querendo saber sobre o
outro, porém, será que queremos saber realmente o que ele deseja ou, na verdade
o que nos interessa é confirmar se ele quer aquilo que esperávamos que ele quisesse?”
(MARTINO, 2011, p.24).
A reflexão proposta pelo autor vai de encontro tanto com o
imaginário do analista, quanto com o imaginário do analisando, que retrata a
perspectiva de que o analista morto, não conseguirá saber o que é dele e do
outro, impossibilitando empatia e vínculo que será imprescindível para que o
aspecto transferencial do analisando para o analista possa acontecer. É neste
momento, que a mãe morta é projetada no analista, buscando aspectos desta mãe
que se identifique com o analista. Martino (2011) propõe ainda que:
“Quando somos guiados por “certo
vértice” de pensamento que compreenda o modelo continente/conteúdo, entendemos
que aprender é doar espaço do eu para o outro (em ideia) se instale” (MARTINO,
2011, p.24).
Entende-se que um analista morto não capaz de ser
continente também não será capaz de receber conteúdo algum trazido pelo
analisado. Para Martino (2011), acolher o conteúdo coincide com receber a
demanda do que no real compete ser ensinado, para levar a idealização
fragilizada com a mãe morta, para uma compreensão simbólica de uma mãe que,
dentro da sua capacidade, pode proporcionar certa afetividade, por mínimo que
tenha sido.
Faz-se importante descrever nesta ocasião, o que Zimerman
(2004) relata sobre o pensamento de Freud (1940), que é primordial para que o
analista não se torne um analista morto:
“Por mais tentado que possa se
sentir o analista a se tornar o educador, o modelo e o ideal de seus pacientes,
qualquer que seja o desejo que tenha de moldá-los à sua imagem, ele precisa
lembrar-se de que esse não é o objetivo que procura atingir na análise e até de
que fracassará em sua tarefa entregando-se a essa tendência” (ZIMERMAN,2004,
p.86).
O autor retrata que, assim agindo, o analista apenas
repetiria o erro dos pais do paciente cuja influência sufocou a independência deste
último quando criança e substituiria a antiga sujeição por uma nova.
Devido o desinvestimento do objeto materno e a
identificação com a mãe morta, Green (1993) assinala que as defesas psíquicas
empregadas pela criança para lidar com o sofrimento psíquico vivido pela falta
do investimento materno, sufoca as relações interpessoais e intrapessoais. É
partindo dessa problemática, que o analista terá que construir um vínculo de
reconhecimento, trazendo de forma suficientemente boa, as angústias vivenciadas
pelo analisado frente aos relacionamentos ulteriores à identificação com a mãe
morta.
Os sentimentos são fontes de energia do psiquismo, e
sabe-se em psicanálise que reprimir, negar e ignorar fazem parte de nosso
mecanismo de sobrevivência psíquica, que segundo Green (1988):
“Atribui ao trabalho do negativo o caráter de intervenção
essencial não apenas para a estruturação do psiquismo, mas também para a
própria sobrevivência do sujeito humano, social e cultural” (GREEN, 1988, p.
101).
Nas contribuições das obras de Green (1990) na moderna
psicanálise, o autor pinta à colocação na cena das reflexões acerca das
relações objetais e seu caráter constitutivo do psiquismo humano. Yalom (2005)
faz a seguinte reflexão sobre um analista:
“Não
são as ideias, nem a visão, nem as ferramentas que realmente interessam na
psicanálise. Se, no final de um tratamento, você perguntar ao paciente qual foi
o processo da análise, do que ele se lembra? Nunca das ideias e sempre do
relacionamento com o terapeuta. Eles raramente se lembram de uma conclusão
importante do terapeuta, mas se lembra com carinho da relação” (YALOM, 2005,
P.86-87)
Para Martino (2015), a dificuldade em tolerar o desconforto
gerado pelo medo de perder impede o processo que conduz ao desapego, já que o
medo de perder é filho do desejo de posse. Em outras palavras, pode-se
interpretar a reflexão do autor ao que se trata do terapeuta morto, este que se
torna incapaz de nutrir no paciente, a ideia de lidar com seu desconforto,
tentando de uma forma inconsciente, curar a dor do paciente.
“O
processo de cuidado vai além de explicações técnicas e “à aquisição inteligível
de um saber sobre o passado e seus efeitos no psiquismo do sujeito”, porque
essa atitude impediria o real conhecimento para cada análise” (KUPERMANN, 2008,
p. 30)
Por mais que as técnicas e métodos de intervenção sejam
eficazes, nada pode sobrepujar o contato de uma alma humana com outra alma
humana (JUNG, 1961-1975). Isso revela que não basta dominar as técnicas se não
existir o que Kupermann (2008) designa de “presença sensível” do terapeuta:
estar atento ao que acontece nas sessões e corroborar o cuidado para que a genealogia
criativa de cada paciente se estenda. É isso que a psicanálise se propõe:
privilegiar a singularidade de cada analisando e o pundonor de seu sofrimento
(KUPERMANN, 2008).
No livro “A arte de tornar-se um escritor original em três
dias”, de Ludwing Borne [Loeb Baruch] (1823/1964-1968), preconizava o método de
falar tudo aquilo que viesse à cabeça, para ser um escritor. Freud apreciava
tanto esse livro que o carregava sempre consigo. A partir da leitura e de
outras contribuições, Freud (1893-1895/2006) aprendera a importância da palavra
e como ela é capaz de tocar o corpo. Libertar o inconsciente e dar uma nova perspectiva
para aquele que sofre.
Em seu texto derradeiro, “Análise terminável e
interminável” (1937/1975) na qual Freud diz que, por melhor que seja conduzida
a interpretação em uma análise, sempre haverá um ponto de resistência. No
homem, será realizado como “protesto masculino”, e, na mulher, como “inveja do
pênis” – como Freud nomeou na sexualidade. [...] O dito em análise jamais será
suficiente, e pode continuar indefinidamente, porque nem tudo pode ser nomeado.
“Se
quiserem uma comparação, está na criação artística. Imaginemos um pintor. Em
que momento ele diz “Este quadro acabou”? [...] O momento em que o artista diz
“basta”, o quadro termina – mas também remanesce o infinito da obra. A obra é
ao mesmo tempo, terminada e interminada, como uma psicanálise” (FORBES; RIOLFI,
2014, p.11-12).
Tal reflexão faz alusão ao processo
terapêutico. O momento em que o paciente profere "basta", a análise finda
– entretanto ao mesmo tempo remanesce o infinito do vínculo, a base da análise.
Se houver um vínculo saudável, satisfatório para o analisando, essa imagem-obra
da análise, será reprojetada para os seus amigos e familiares de forma
positiva, harmonizando suas relações. Caso seja o contrário, a reprojeção será
de um negativo desastroso.
A ideia do analista continente faz
alusão às reflexões cunhadas na obra “Para Além da Clínica”, 2011 do escritor e
psicoterapeuta Martino, propõe que a
responsabilização, diferente da culpa, é um movimento do ego fortalecido, um
ego forte qualifica o ”sujeito desejante”, aquele que escolhe e expande em
direção ao mundo, em nome da realização (MARTINO, 2011).
Em Freud (1917-1920/2010), encontramos
uma dualidade no funcionamento mental: o princípio do prazer, o qual já ponderamos
pelo título ter a função de afastar qualquer tipo de desconforto que arrisque
dominar o “eu”, e o princípio da realidade, na qual traz a verdade do “eu” o
que jaz acolá externo. O princípio do prazer concerne ao processo primário de
todo desenvolvimento do indivíduo e o princípio da realidade, ao processo
secundário do desenvolvimento mental (FREUD, 1917-1920/2010). O equilíbrio constituiria
a configuração mais saudável de enfrentar as situações coloquiais de cada indivíduo,
porém o que se nota é a tendência enfarpelada pelo processo primário. O que descrever
que a tendência a afastar o desconforto excede o que se pondera saudável,
devido aos resultados produzidos pela busca incessante de satisfação.
A tolerância em adiar a satisfação labora
como “elemento básico das experiências emocionais” (MARTINO, 2015, p. 15). É através da tolerância às desilusões da
tenra infância, que se torna crível suportar os desapontamentos ao prolixo da
vida. É inevitável como o tempo todo, que o ser humano idealize pessoas e
situações, a tendência basal está em fantasiar que seus desejos sejam
realizados. Tão-somente intuindo que a falibilidade de tal aspiração é uma
variável concreta, somos capazes de lidar de forma saudável com a realidade
manifesta (FREUD, 1917-1920/2010).
Os pensadores citados retratam um
analista continente, que irá caminhar junto nesta descoberta de si mesmo, para
identificar não o certo ou o errado, mas o que se faz necessário ao analisando,
para sua construção e realização de si mesmo. Torna-se propício volver ao conceito
de Klein (1957-1974) a respeito de a importância da presença e,
consequentemente, a ausência da mãe na primeira infância. O instante em que a
criança deve esperar pela saciedade da fome, pelo “estar acolá” da figura materna
e todo o ambiente proporcionado por ela.
Está ausência é o tempo saudável, imprescindível,
ecúmeno, e que se fará necessário na configuração analítica. Não se discursa
acolá o desamparo, mas as ocasiões adequadas para que o analisando reflita a partir
desta ausência. Relembrando ou construindo experiências em que logo, empós
certo tempo, possa sentir (recordar) os cuidados da análise e, por fim,
simbolizar todo processo analítico.
Simbolizar é remeter-se ao real na
ausência deste (KLEIN, 1967-1970). Constitui-se “daquilo que permite estar
ligado ao ausente” (MARTINO, 2012, p. 43). Só podemos simbolizar quando estamos
suficientemente protegidos, confiantes de que o real volverá para nos acolher.
Winnicott (1979-2007, p. 34) acrescenta que “a capacidade de ficar só depende
da existência de um objeto bom na realidade psíquica do indivíduo”.
Excelente redação!
ResponderExcluirMuito bom,...
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