terça-feira, 3 de abril de 2012

Princípios do funcionamento mental


Princípios do funcionamento mental – (1911)



 Processo primário: EU = TUDO

            No inconsciente a mente funciona através do processo primário, nesse processo o eu coincide com o tudo, ou seja, não se reconhece a existência do outro, assim sendo o princípio de prazer é o que comanda, tendo a função de afastar desconfortos, e tem como característica o funcionamento mental.



        Processo secundário: (eu) e o (tudo)

             Ao reconhecer a existência do outro, o bebê desenvolve o principio de realidade, através do qual percebe que há necessidade do ter o outro. Essa fase tem como características o fundamento pré-consciente e consciente, podendo, deste modo, estender-se para o inconsciente.                                                                                  Não se esquecendo de mencionar que o bebe só admitira a existência do outro, se puder sentir-se seguro com o ambiente proporcionado por esse outro. Segundo Freud (1980) essa fase é predominante o (amor narcísico).  Em Achados, Idéias, Problemas (1941 [1938]), Freud lança mão de dois conceitos: o ter e o ser das crianças.
‘Eu sou o objeto’, ‘ter’ é o mais tardio dos dois; após a perda do objeto, ele recai para ‘ser’. Exemplo: o seio. ‘O seio é uma parte de mim, eu sou o seio’. Só mais tarde>: ‘Eu o tenho’ – Isto é, ‘eu não sou ele’... (FREUD, 1941).

2 comentários:

  1. Adorei!! Obrigada por mais essa jóia!

    ResponderExcluir
  2. Minha bela Mi_le, fico tão contente em ver que tenho contribuído com meus conhecimentos. Seus comentários me nutrem e me impulsionam sempre continuar essa caminhada de conhecimento.

    Um abraço forte.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, deixe um comentário e compartilhe o conteúdo do blog com seus amigos.